Dados Gerais do Componente Curricular
			
		
		
		
			| Tipo do Componente Curricular:  | 
			DISCIPLINA | 
		
		
		
			| Unidade Responsável: | 
			CEEI - UNIDADE ACADEMICA SISTEMAS E COMPUTACAO - CAMPINA GRANDE (11.02.02) | 
		
		
		
		
			| Código: | 
			1411310 | 
		
		
			| Nome: | 
			ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES | 
		
		
			
			
				
					| Carga Horária Teórica: | 
					0 h. | 
				
			
			
				
					| Carga Horária Prática: | 
					0 h. | 
				
			
			
				
					| Carga Horária de Ead: | 
					0 h. | 
				
			
			
			
		
		
			| Carga Horária Total: | 
			
			60 h. | 
		
		
			
				| Pré-Requisitos: | 
				
					
				 | 
			
			
				| Co-Requisitos: | 
				
					
				 | 
			
			
				| Equivalências: | 
				
					
						
					
				 | 
			
		
		
		
			| Excluir da Avaliação Institucional: | 
			Não | 
		
		
					
		
			| Matriculável On-Line: | 
			Não | 
		
		
		
			| Horário Flexível da Turma: | 
			Sim | 
		
		
			| Horário Flexível do Docente: | 
			Sim | 
		
		
			| Obrigatoriedade de Nota Final: | 
			Sim | 
		
		
			| Pode Criar Turma Sem Solicitação: | 
			Sim | 
		
			
		
			| Necessita de Orientador: | 
			Não | 
		
			
						
		
			| Possui Subturmas: | 
			Não | 
		
		
		
			| Exige Horário: | 
			Sim | 
		
		
		
		
		
		
			| Quantidade de Avaliações: | 
			3 | 
		
		
		
			
				| Ementa/Descrição: | 
				Visão	Geral	da	Arquitetura	e	Organização	de	Computadores.	Conceitos	Básicos	de	
Circuitos	Digitais	(Circuitos	Combinacionais	e	Circuitos	Sequenciais).	Estrutura	Básica	
de	Computadores.	A	Unidade	Central	de	Processamento.	Estruturas	de	Barramentos.	
Organização	de	Memória.	Sistemas	de	Entrada/Saída.	Estrutura	Básica	da	Arquitetura	
de	Computadores.	Suporte	ao	Sistema	Operacional.	Modos	de	Endereçamento.	Tipos	de	
Dados.	Conjunto	de	Instruções.	Interrupção.	Paginação.	Segmentação.	Linguagens	e	
Ferramentas.	Sistemas	Paralelos.	Introdução	a	Sistemas	Dedicados.	Projeto	de	um	
Sistema	Computacional.	Tópicos	avançados.
 | 
			
			
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
			| 
				
			 | 
		
		
	
		
			| 
				
					
			 |